Subscribe
Add to Technorati Favourites
Add to del.icio.us
sábado, 28 de fevereiro de 2009

SEGUNDO DIA DE GRAVAÇÃO

Postado por Daniel Marvel

DIÁRIO...

SEGUNDO DIA DE GRAVAÇÃO: 27 DE FEVEREIRO DE 2009
Por Cimara Valim

É impressão ou os céus estão a nosso favor? O segundo dia de gravações floresce tal qual um espetáculo cênico, com direito a efeitos especiais e auxílio irrestrito do clima de cooperação que, definitivamente, está instaurado entre todos os envolvidos. Chuva, sol, calor e frio resolvem unir-se neste dia, cada um a seu tempo, dando as mãos à arte e promovendo momentos de beleza emoldurados por mudanças no tempo e no espaço. Ainda cedo, o ambiente da cena que envolve o conflito entre o vendedor de enciclopédias Günter e a pequena Bruna é montado no próprio espaço da Gaba Films, onde todos estão literalmente acampados. E o tempo, sem dúvida, é seduzido pela arte, tornando-se dela aliado inseparável.

De uma atmosfera nublada e mormacenta, surge uma tarde ventosa e de temperatura amena, que muito colabora para a construção de uma das cenas mais tristes do curta. A magia da natureza imponente da Estância Província de São Pedro, onde ocorre a cena do cemitério, atrelada à dor profunda da personagem Rosa, comove e encanta a todos os que participam do momento. É ali que a sensibilidade do roteiro se mostra por inteiro e a energia gasta na longa manhã de gravações é recoberta, gerando um clima de confraternização. Aliás, essa palavra resume bem os bastidores do curta Antes que chova, repletos de auxílio mútuo e descontração.

O sol põe-se na aldeia. E agora estamos de volta aos murmúrios da cidade noturna. Carros, prédios, muros, sombras – e uma ponta de angústia no ar. Não é por acaso, já que, na rua Salvador Canelas Sobrinho, situada no centro de Gravataí, é gravada uma das cenas mais tensas e dinâmicas do curta, referente ao atendimento médico que Rosa recebe ao sofrer uma de suas crises e ao consequente desespero de seu esposo David. Trânsito interrompido, movimento de transeuntes, ambulância a postos, tumulto: uma das cenas mais complexas está tomando forma, auxiliada por recursos de iluminação e pela instalação de uma grua para conferir outros planos à filmagem. Uma, duas, três, sete... inúmeras vezes são repetidas as sequências da cena para se obter o resultado esperado. Eis o destino de Antes que chova sendo traçado cena a cena, face a face, até o limite da exaustão, até que esse sonho se transforme em realidade.







0 comentários:

Postar um comentário